Steven Lefcourt usa Flickr para protestar a favor da expressão da violência nos jogos e cria novos fatalities
O artista plástico Steven Lefcourt tem sua própria opinião sobre a violência nos jogos. “Ela sempre existiu. A diferença é que anteriormente os limites dos sistemas não permitiam ter tantos detalhes na tela. Eram poucos pixels”, explica. Sua mais nova mostra, 8-Bit Fatalities, traz sua visão de como poderiam ser as “fatalities” (*) de títulos nascidos para fliperamas e sistemas domésticos clássicos.
A inspiração para a mostra partiu de infância do artista, que cresceu acompanhando os jogos em fliperamas, especialmente Mortal Kombat (1992), pelo qual declara-se apaixonado.
São sete clássicos revisitados: Dig Dug, Final Fantasy (**), Galaga, Kid Icarus, Kirby's Dream Land, Pac-Man e Super Mario Bros. – lançados para Game Boy, NES (Famicom, no Japão) e fliperamas da geração 8 bits.
As obras e os comentários de Lefcourt podem ser encontrados na página pessoal do artista no Flickr: [http://www.flickr.com/photos/49017345@N00/].
Asterisco?
(*) Fatality (fatalities, no plural) é o nome do movimento de finalização, um tipo de golpe fatal, introduzido por Mortal Kombat. No jogo, esses golpes geravam desmembramentos, decaptações, explosões e outras violências físicas.
(**) O personagem Cactuar, retratado na obra de Lefcourt, só apareceu em Final Fantasy 4 (Square, 1991), para SNES (Super Famicom, no Japão), sistema de 16 bits. Ou seja, o uso de Cactuar faz uso da chamada “licença poética”.
Pac-Man (1980)
Nenhum comentário:
Postar um comentário