2009-04-28

Cientistas conseguem reproduzir sensação de cheiro nos jogos... Acessório que faz isso já existe!


Cientistas desenvolvem periférico capaz de transmitir ao jogador os cheiros das coisas
Eu, que já evito as séries Resident Evil e Silent Hill puramente por ser medroso, não me arrisco mais. Além do realismo visual que os games mais atuais e avançados proporcionam, segundo cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, agora já é possível a reprodução de sensações odoríferas, ou seja, os jogos poderão ter cheiro... No caso de Resident Evil, cheiro de cadáver e coisas assim. Uia!
Mas frescuras minhas à parte, a verdade é que a idéia de cheiro nos jogos é demais. Pode contribuir, aliás, para o surgimento novos gêneros. Imagine as possibilidades de diversão para deficientes visuais (!). Por meio do odor, podem ser devenvolvidos modos diferentes d interação e haveria um aumento na imersão na partida – os ambientes virtuais passariam mais realismo.
Os cientistas de Birmingham, liderados pelo pesquisador Robert J. Stone, que estuda as vantagens da aplicação de games e simuladores em treinamentos militares, revelaram o sucesso nos testes realizados. Mas disseram tratar-se de um equipamento sofisticado e de uso do Ministério da Defesa britânico. Esses testes foram realizados em jogos que utilizam as tecnologias de Half Life e Far Cry e os soldados conseguiram identificar cheiros de produtos químicos e de projéteis de bala.
Após três anos de estudos, a máquina está pronta. Mas não há previsão para sua comercialização.



Robert J. Stone, líder do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário