2009-05-17

Estúdio Factor 5 fecha as portas nos Estados Unidos

Produtores responsáveis pelas séries Star Wars: Rogue Squadron e Turrican estão desempregados
Achim Möller, CEO dos estúdios Factor 5 (F5), informou no site oficial que a empresa está encerrando suas operações nos Estados Unidos. Segundo o executivo, depois da falência da Brash Entertainment, que tinha diversos negócios com a Factor 5, agravou-se o quadro financeiro da empresa no pa;is. “A continuidade das operações tornou-se inviável diante da atual crise financeira mundial”, explica Möller.
Conforme o jornal San Francisco Examiner, a má situação da Factor 5 vem desde o fim do apoio da empresa ao sistema GameCube, da Nintendo. Entre 1999 e 2003, a empresa tornou-se o que o mercado de jogos classifica como “second party”, uma produtora exclusiva de um sistema ou de uma fabricante de sistema. Nesses anos, a Factor 5 focava apenas projetos da Nintendo e lançou quatro títulos inspirados na franquia Star Wars, com o Rogue Squadron, esquadrão de elite das Forças Rebeldes. “Foram os melhores anos da F5, financeiramente falando”, escreve o jornal. Depois a empresa passou a ser classificada como “third party”, produtora aberta a qualquer sistema... Mas nesse tempo lançou apenas um título, Lair (2007) para PS3, obtendo fraco desempenho nas vendas.

Continuação...
Mas o fechamento é parcial... Os estúdios da cidade de Cologne, na Alemanha, continuam seus trabalhos e, em alguns meses, devem revelar alguns dos projetos em andamento.


Achim Möller: na foto, apanhando do velhinho... Factor 5 da Alemanha continua a trabalhar e revelará seus projetos nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário