2009-05-14

PlayStation Network também nos celulares?

Novos mercados e tecnologias impulsionam rede de videogames da Sony para outros canais e formatos
Desde seu lançamento, em 2006, a PlayStation Network (PSN), rede em que são realizados os negócio e as partidas dos proprietários dos sistemas PS3 e PSP, percorreu um longo caminho. A rede mudou bastante, ganhou mais recursos e serviços, a realização das partidas e negócios ficou mais acessível, segura e estável.
A PSN de hoje é uma rede sofisticada... Mas...
Mas acontece que a Sony deve ampliá-la brutalmente nos próximos meses. Atualmente, a PSN funciona de duas maneiras: no videogame (PS3 ou PSP) e no computador (via internet) – você pode comprar um filme ou um conteúdo qualquer pelo PC e depois acessá-lo no PS3 ou no PSP. A espectativa é que seus serviços, primeiramente as vendas de vídeos e músicas, passem a rodar também nos telefones móveis, nos celulares.
“Nós desenvolvemos uma nova marca, com uma tecnologia incrível para o PS3, mas o custo é alto”, conta Howard Stringer, CEO da Sony. “Queremos envolver o PS3, o PSP e a Sony com novos serviços de web, especialmente os VODs (vídeos sob demanda, que são os filmes, seriados, desenhos etc.)”, completa, em entrevista ao Nikkei Electronics Asia.
A idéia é simples: há muito, muito mais celulares por aí do que videogames PS3 e PSP. Ou seja, usando também celulares haverá mais pessoas com acesso à rede e, portanto, mais consumidores possíveis.
Em fevereiro de 2009, foi alcançada a marca de 20 milhões de usuários cadastrados.
Há centenas de milhões de celulares mundo a fora...

Mudança no modelo de negócio?
E a rede PSN deixaria de ser apenas provedora de recursos para o PS3 e PSP? Sim. É a aposta dos analistas. Sites como o Games Industry, especializado na indústria de jogos, crêem que a Sony passará a vender filmes, músicas e outros conteúdos a qualquer pessoa, mesmo que essa não tenha um PS3 ou PSP.
Seria uma loja aberta? Sim. Bastaria você criar uma conta, fazer o cadastro e sair consumindo.
E não pára por aí...
Há a espectativa, embora ainda seja algo especulativo, que a Sony possa transformar a PSN em seu próximo “sistema de videogame”... Ahã... Os rumores apontam que a PSN poderia ser o “PlayStation 4”, rodando com a tecnologia da “computação nas nuvens”. Opa. Não se trata de puro papo furado, algo sem fundamento. Afinal a Sony patenteou o nome PS Cloud (PlayStation Cloud? Cloud é nuvem, em inglês) dia 24 de março (veja).
Vamos esperar pela feira de games E3 2009, entre os dias 2 e 4 junho? Mais informações serão reveladas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário