Empresa fica à frente de Apple, Microsoft e Sony
Duas brasileiras estão entre as cinco primeiras
Segundo o exame desenvolvido pelo Reputation Institute, instituição líder de segmentação e especializada em avaliação e pesquisa sobre reputação de empresas, marcas e produtos, a Nintendo é a 6ª empresa mais respeitada do mundo.
Enquanto a japonesa Nintendo fica em sexto, suas concorrentes diretas ou indiretas seguem na ordem: Microsoft em 30º, Apple em 52º e Sony em 126º lugar no relatório 2009 Global Reputation Pulse.
As três mais respeitadas são: Ferrero (chocolates, Itália), Ikea (móveis, Suécia) e Johnson & Johnson (perfumaria, Estados Unidos). Aliás, as duas posições seguintes são ocupadas por empresas brasileiras: Petrobras (combustível) e Sadia (alimentos), na ordem.
Como é feita a avaliação
O relatório 2009 Global Reputation Pulse é publicado anualmente e está em sua quarta edição. A organização do ranking de reputação e respeito é baseado em “administração, confiança, bons sentimentos e estima global”, descreve o Reputation Institute. As companhias são avaliadas pelos consumidores dos países em que foram fundadas.
Para elaboração do relatório final, foram realizadas mais de 70 mil entrevistas (online) com consumidores de 32 países, entre janeiro e fevereiro de 2009. O Reputation Institute informou ter coletado mais de 190 mil avaliações e seu ranking conta com 1,3 mil companhias.
Super Nintendo
Levando os aspectos administração, confiança, bons sentimentos e estima global, as notas foram: Nintendo, 81,63; Microsoft, 78,05; Sony, 72,21.
A Nintendo ainda aparece na lista das cinco mais respeitadas nas categorias: produtos e serviços, inovação, local de trabalho, liderança e performance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário