2009-05-04

Criadores da série de games GTA na lista das 100 personalidades mais influentes da Times

Revista Times diz que irmãos Houser fazem parte da história cultural dos Estados Unidos
Os irmãos britânicos Houser, fundadores dos estúdios Rockstar e criadores da série Grand Theft Auto, estão entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo reportagem da revista Time. Ambos aparecem na categoria artes e entretenimento.
Os irmãos Houser ocupam a posição de número 43 na lista, uma a frente da atriz Kate Winslet.
Matt Selman, produtor executivo do seriado Os Simpsons, foi convidado pela Times para escrever sobre como o universo virtual de GTA influencia a vida real das pessoas. “O que torna as criações dos Houser sem precedentes é que seus games trazem a história da cultura americana”, revela. “Quem melhor resumiu e satirizou o tráfico de drogas na (cidade de) Miami dos anos 1980? Ou a (cidade) Nova York atual? Os irmãos Houser estão fazendo o trabalho de Tom Wolfe (*), falando do dia-a-dia de forma natural, realista, assim como faziam Balzac ou Dickens (**). No final, o que eles fazem é retratar a verdade”, conclui.

Asteriscos
(*) Tom Wolfe, ou Thomas Kennerly Wolfe, nascido em 2 de fevereiro de 1931, é considerado um dos fundadores do movimento chamado Neo-Jornalismo (ou Novo Jornalismo), criado entre os anos 1960 e 1970. Ele promoveu a idéia de escrever tudo mais naturalmente, e de falar sobre o  mundo real, sem formalidades e mais cotidianamente.
(**) Honoré de Balzac e Charles Dickens são considerados, mundialmente, alguns dos maiores e melhores pensadores e escritores.

O maior do entretenimento
O título GTA 4, lançado em abril do ano passado, vendeu mais de 13 milhões de cópias para os sistemas PC, PS3 e X360 até agora. Sua estréia é considerada a maior da indústria do entretenimento, incluindo eventos e produtos de cinema, jogo, música, esporte etc. Somente nas primeiras 24 horas, GTA4 vendeu 3,5 milhões de cópias e gerou faturamento de 340 milhões de dólares, segundo o Guiness Book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário